Como ter uma alimentação equilibrada com Masstige.

Back to Blog

Como ter uma alimentação equilibrada com Masstige.

Neste Dia Mundial da Alimentação, o Masstige não podia deixar de escrever um artigo sobre o tema. Não só somos apaixonados pela arte de cozinhar, como nos esforçamos para que todas as nossas receitas sejam saudáveis, práticas e ao mesmo tempo, inovadoras. Contudo se, em Portugal, consumimos demasiada proteína vinda do peixe, não estamos sozinhos, no que toca a dietas pouco saudáveis. Por isso, continue connosco, para saber mais.

Para ter uma alimentação equilibrada, é preciso saber, primeiro, o que isso significa. Apesar de ser cada vez mais simples comprar os produtos que precisamos para manter o nosso corpo e mente em forma, cozinhar e preparar podem ser uma tarefa difícil para todas as pessoas. Isto porque tal inclui tempo, paciência e algum estudo.

Contudo, não se preocupe! O Masstige escreveu um artigo que vai ajudar qualquer pessoa responsável pelo frigorífico e pelo fogão de casa a pensar na alimentação familiar, para que esta seja saudável, apetitosa e, acima de tudo, prática.

Desta forma, quando falamos numa dieta bem pensada, a primeira ideia que nos vem à cabeça são as calorias. Contudo, esta palavra, que parece estar na mente de toda a gente, é mais simples do que parece.

Vamos, então, começar pelo princípio.

O que são calorias e por que são importantes?

As calorias são, nada mais nada menos, do que o nosso crédito de energia. Estas são essenciais para todas as ações que o nosso corpo faz. Elas vão desde dormir a respirar, até andar.  Por outras palavras, quantas mais consumirmos ao longo do dia, idealmente, mais nos podemos esforçar.

Todavia, nem sempre é assim! Se o fizermos em excesso, sem as gastar, começamos a engordar. Em excesso, o peso pode causar dificuldades na locomoção e causar outros problemas de saúde. Por isso, é preciso saber quantas devemos consumir no dia a dia.

Quantas calorias são suficientes para mim?

Esta resposta é complexa, pois varia de pessoa para pessoa. Uma adulta deve ingerir, em média, 2 mil. Todavia, uma criança deve evitar ir para além das 1400.  

Há calorias melhores do que outras?

A expressão-chave deste texto é “alimentação equilibrada”, por isso, devemos desmistificar a ideia de que consumir o menor número de calorias por dia. Esta é uma sugestão que pode ser prejudicial para a sua saúde. O importante a ter em conta é que nem todas as calorias são iguais. Há algumas melhores do que outras 

A qualidade das calorias.

De um lado, temos as calorias saudáveis e, do outro, as calorias “vazias”. As primeiras são, por exemplo, tudo o que seja natural no alimento. Uma laranja, mesmo tendo açúcares, continua a contar como um bom exemplo.

 O segundo tipo, as calorias vazias, é o das que são acrescentadas manualmente e não têm qualquer valor nutricional. Ou seja, açúcares adicionados ou gorduras saturadas. Ambos têm um papel numa alimentação equilibrada. Porém, não devem ser a base da dieta, pois não conseguem criar vitaminas nem outros minerais.

Então, como ter uma alimentação equilibrada?

Todas as pessoas conhecem a pirâmide de alimentos, contudo, esta não é a único instrumento de navegação. Temos, também, o Guia Eatwell e outros específicos para diferentes tipos de dieta como Vegan ou só para crianças. Apesar de apresentarem diferenças, todos são semelhantes entre si.

Se, por um lado, a pirâmide nos diz para termos, como base da alimentação, os cereais, por outro, o guia reforça a importância das verduras, na base do sólido do bem-estar nutricional.

Contudo, uma dieta adequada tem de ter sempre em contra 2 eixos centrais:

1) Variedade: comer alimentos dos diferentes grupos nutricionais, ou seja, de tudo um pouco.

2) Moderação: como vimos com as calorias, devemos apenas comer o suficiente, sem exagerar.

Por isso, vamos conversar sobre os diferentes produtos alimentares, a importância destes na sua saúde e os benefícios de cada um.

1) Verduras e fruta.

Um prato colorido é um prato saudável. E não há refeições com tanta cor como aquelas que têm como base as verduras, frutas e leguminosas. Adoradas por vegetarianos, estas dão vitaminas ao organismo e contribuem para o fortalecimento do corpo. Desta forma, evita-se algumas doenças a até se promove a perda de peso.

Por exemplo, na saúde cardiovascular, estudos recentes comprovam a ligação entre consumir alimentos verdes e a diminuição da probabilidade de sofrer um ataque cardíaco.

Um dos mais completos relatórios sobre o tema seguiu a rotina alimentar de 400 mil pessoas, durante 14 anos, de modo a perceber se esta influenciava a qualidade de vida das mesmas. Os resultados foram claros: quem consumia verduras e peças de frutas tinham menos 30% de probabilidade de sofrer com ataques cardíacos, quando comparado com pessoas que não se alimentavam com nenhum destes produtos.

Mas não é só o seu coração que agradece uma dieta colorida.

A pressão arterial também estabiliza quanto maior for a ingestão de verduras e frutas. Outro estudo comprovou que as pessoas que sofriam de hipertensão, ao mudar para uma dieta mais rica em vitaminas, conseguiram diminuir a sua pressão arterial.

As verduras também ajudam na perda de peso.

Principalmente, a fruta. Os seus açúcares naturais ajudam a diminuir aquela sensação de fome que leva, tantas vezes, ao consumo excessivo de calorias. Isto acontece, pois, essa vontade dá-se durante uma diminuição abrupta da produção de açúcar no corpo.  

Assim, se o corpo pede, temos de o ouvir. Porém, é sempre preferível dar-lhe algo que vem diretamente da natureza do que produtos em que se tem de acrescentar o sabor manualmente.

No que toca ao Masstige, os nossos pratos são pensados como quadros. É o caso do Caril de Legumes com Amêndoas Tostadas. Doce. Devido à utilização de leite de coco, a cada trinca, há laivos de novos sabores. Os vegetais, como os brócolos, dão uma sensação amarga. São contrabalançados pelas amêndoas que têm uma textura crocante.

Ou o Strogonoff de Peru. A magia está na sua simplicidade. É um dos pratos mais apreciados da loja Masstige e é fácil de perceber porquê. Os bifinhos de peru, envoltos no molho, têm um sabor adocicado que contrasta com a mostarda Dijon. Desfrute do simples.

2) Os hidratos de carbono são essenciais para uma alimentação equilibrada.

Apesar da fama que possam ter, os hidratos de carbono têm nutrientes importantes para o bom funcionamento do nosso corpo. Daí ser necessário partilharem o espaço com as verduras, nos nossos pratos.

 O que nos dão?

Para começar, estes alimentos, como o arroz integral ou as massas, são os responsáveis pela perceção de bem-estar, após uma refeição. Assim, com o consumo indicado deste grupo alimentar, evita lanches desnecessários ou comer em excesso.

Estes têm:

fibra,

cálcio,

 ferro

vitaminas B.

Todavia, são as fibras as mais importantes deste elemento. A fibra é um termo que engloba todos os elementos que se encontram na pele dos vegetais, fruta ou cereais. Isto porque ajuda a digerir os alimentos, melhorando a normal e saudável digestão das refeições.

Por isso, no Masstige, temos a fibra necessária para criar estes pratos: 

Lasanha Vegetariana

Cremosa, como todas as lasanhas devem ser, o seu ingrediente secreto são os vegetais. Em conjunto criam um sabor vibrante que conjuga o doce e o amargo à base de nutrientes provenientes de plantas. Perfeito para uma noite diferente.

Ou 

Fetucini com Gambas, Tomate Cherry e Pesto

A massa fetucini com gambas é uma receita leve, perfeita para qualquer altura do dia. O molho pesto reforça a ideia de frescura dos alimentos e do prato. Quase parece um dia de praia. 

As proteínas têm de ser o protagonista do nosso prato?

As proteínas são os alimentos que dão força ao corpo. Com o que recebem destes produtos, este consegue criar novas células e reparar as já danificadas. Para os mais novos, o seu consumo é a base do bom crescimento e desenvolvimento.

É fácil de compreender onde encontrar proteína, já que, muitas vezes, é o alimento principal em qualquer receita. Seja carne, ovos ou peixe, também alguns legumes têm este elemento, como o feijão.

Não sendo necessário ter uma dieta que inclua carne ou peixe para ter proteína na sua dieta, estes ingredientes são uma excelente forma de o corpo capturar o melhor para a sua saúde.

O consumo de carne

Para além de sabor, claro, a carne consegue dar ao seu corpo um grande leque de proteínas em menores quantidades, quando comparadas com outras fontes deste elemento. Está, também, ligado à melhoria da função cerebral e força dos ossos.

No entanto, também tem efeitos negativos, se consumida em excesso. Isto inclui colesterol e, no caso das carnes vermelhas, está ligada a aumento dos casos de cancro no cólon. Ou seja, reduzir o consumo deste alimento ao necessário é colher os seus benefícios, sem pensar que lhe possa fazer mal.

Experimente os pratos: 

Rolos de Peru recheados com Espargos Verdes e Queijo Mozzarella

Os Rolos de peru Masstige são tenros e suculentos graças ao molho branco que envolve cada tira. A simplicidade aparente termina quando se aperceber do recheio  com espargos verdes e mozzarela que criam um centro gravitacional de sabor. Deixe-se levar.

Porco Lento no Forno desfiado

Prato paciente, como diz no nome, por ser cozinhado bem devagar. A carne, em conjugação com o tomilho, paprika e malaguetas, deixa um aroma maravilhoso pela nossa cozinha, na viagem e em sua casa.

O lugar do peixe no prato.

A proteína favorita dos portugueses, em especial, durante a época dos Santos Populares. Como um alimento com pouca gordura natural, estes amigos do mar devem ser consumidos duas vezes por semana.

Ocupando o seu espaço na dieta, está relacionado com menor pressão arterial e, ainda, ajuda a reduzir a probabilidade de ataque cardíaco.

Se gosta de receitas com sabor a Portugal, veja o nosso: 

Lombo de Bacalhau com Broa

A broa por cima do bacalhau regado com o melhor azeite dá-nos a sensação estaladiça da crosta , ao mesmo tempo que sentimos a suavidade do lombo. Este prato, por ser tão delicado quanto simples, representa o melhor da gastronomia portuguesa. Sem nada a mais.

E no final da refeição?

Algum café, se gostar, pode ser benéfico para a sua saúde cardiovascular. Mas e as sobremesas?

Os açúcares adicionados estão associados a calorias vazias. Por outras palavras, são alimentos que não acrescentam nada ao valor nutricional. Mas nem só de saúde corporal vivem as pessoas.

As sobremesas são um pequeno pecado no qual se deve deixar cair em tentação, de vez em quando. Se não o fizer, pode abrir a porta para comer em excesso, ficando a sentir-se mal e piorando a saúde mental.Isto porque  ao restringir sobremesas da dieta por completo, entra num ciclo de negação que potencia aquela a vontade que todos temos ao ver um pastel de nata na montra da pastelaria. Quando a finalmente sacia, o seu cérebro vai querer aproveitar ao máximo. 

Desta forma,  desmistificar a importância dos tão conhecidos “doces” na sua dieta ajuda a tratá-los como qualquer outro alimento. Não deve ser consumido em excesso, sendo, sempre, preferível saber que há momentos em que até fazem bem.

Assim sendo, na sua próxima festa, o Masstige pode fazer estas sobremesas, para aproveitar até ao fim.

Cheesecake de Frutos Silvestres

Fresco, com ingredientes a condizer, o cheesecake de frutos silvestres é uma sobremesa clássica que todos gostam devido à sua leveza e suavidade. Uma ou duas fatias?

ou 

Mousse de Chocolate Preto com Avelãs tostadas

O que pode ser melhor do que uma mousse caseira? Uma mousse caseira com chocolate da melhor qualidade e com uma avelã no topo do doce.

Para terminar: a hidratação.

A água é a fonte da vida. Não só o corpo humano é composto, maioritariamente, por este líquido, sem ele é impossível viver.  Com 0 calorias, é o elemento secreto de qualquer dieta bem sucedida.

Porém, deve evitar beber sumos, a não ser em dias especiais, já que estes são os principais causadores de cáries e têm muitas calorias, não saciando, por completo, a sede.

 Esta também ajuda a:

Manter a temperatura do corpo;

Lubrificar as articulações; e

Protege a medula espinhal

É uma forma de expelir ingredientes menos bons do nosso corpo.

Agora, sabe que pode pedir Masstige, para ter uma alimentação cuidada e equilibrada.

Masstige está aqui para ajudar os nossos clientes a gerir a sua preenchida vida entre trabalho, família e outras responsabilidades. Com o nosso serviço delivery, tem refeições de qualidade, sempre com o valor nutricional em mente, disponível de segunda a sexta.

Basta visitar o website e escolher as suas iguarias favoritas.

A resposta só pode ser sim, já que, no Masstige, temos um serviço de entregas que funciona em toda a área metropolitana de Lisboa. Este é mesmo aquilo que procura, já que temos chefs de alto gabarito a procurar e a descobrir, todos os dias, como fazer as melhores refeições com os melhores produtos portugueses à mistura. 

Venha ter mais tempo e saúde com: masstige.pt

Share this post

Back to Blog