Como deixar refeições prontas para a semana inteira?

Back to Blog

Como deixar refeições prontas para a semana inteira?

É uma pergunta habitual em todas as pessoas que conjugam uma vida familiar, profissional e social. Como ter uma alimentação cuidada, de forma económica, sem depender de serviços de entregas rápidas ou restaurantes? A pensar nestes casos, Masstige escreveu um artigo para ajudar a ter receitas sempre à mão naquelas semanas difíceis. 

Preparar a nossa semana com a saúde em mente.

Como deixar refeições prontas para a semana inteira é um desafio para todos. Com tantas responsabilidades, é difícil ter o tempo (e a energia) de estar à frente do fogão e de cozinhar as nossas próprias receitas. Se a isto juntarmos as horas gastas em filas de supermercado, temos um caldo perfeito de falta de tempo. 

Por isso, neste artigo, o Masstige vai explicar como organizar o tempo de modo a ser mais eficaz na gestão e manutenção das suas iguarias.  

Comece pelos caboucos de todos os bons projetos: o planeamento. 

Antes de sair de casa, pense no que vai confecionar durante toda a semana. É importante termos receitas variadas ao longo dos dias, desta forma, pondere em não repetir ingredientes em curtos espaços de tempo. Por exemplo, ao almoço preferir carne ou ao jantar peixe; e porque não experimentar a dieta vegetariana por 24 horas?  

Após terminar o mapa de refeições, saiba os ingredientes necessários para cada uma destas receitas. Assim, as visitas ao supermercado passam a ser mais eficazes, pois têm um sentido de missão e um objetivo concreto, ao invés de uma sessão de improviso. 

Como deixar refeições prontas para a semana inteira sem as estragar? 

Temos várias respostas para esta pergunta. Tudo depende do tipo de refrigeração a fazer. Se deixarmos apenas no frigorífico, as refeições tendem a manter-se próprias para consumo entre 3 a 5 dias. Durante este período esteja atento às possíveis alterações na composição dos alimentos: 

Bolor 

Este é o sinal mais óbvio de que a comida está estragada. Se houver algum indício deste tipo de fungos quer dizer que a decomposição dos alimentos já começou. Evite também cheirar o produto contaminado, pois pode ser perigoso. 

Cor 

A cor dos nossos alimentos deve manter-se sempre igual ao momento em que foi confecionada. Alguma mudança pode ser causada por corantes ou preservantes, no entanto. Se não for o caso, já sabe o que fazer. 

Cheiro 

O segundo sinal mais óbvio. No fundo, o nosso nariz tem instintos de sobrevivência e, se algo cheira mal, o melhor é não consumir. A bem da espécie! 

Contudo, há uma forma de mantermos as nossas refeições sem estarmos preocupados com a deterioração dos nossos alimentos. O processo de congelamento dá uma vida alargada aos produtos confecionados bem maior ao frigorífico. No segundo, apenas pode contar com 3 a 5 dias para ter ingredientes saudáveis. Na primeira são meses e, por vezes, até anos. Mas é importante perceber como o executar! 

Como congelar refeições prontas? 

Congelar as nossas receitas é a melhor forma de deixar refeições prontas para a semana inteira. Isto porque nos dá acesso durante mais tempo a receitas de qualidade a pratos deliciosos, a uma simples confeção de distância. 

Porém, para o fazer, no Masstige insistimos sempre em que NÃO UTILIZE o microondas. Até temos mandamentos para as refeições congeladas. 

Não utilizará o microondas.

Prefira o fogão ou o forno.

Só aquecerá entre 20 a 30 minutos.

Se aquecer demasiado, a comida perde sabor.

Para além disso, precisa de escolher bem os ingredientes a usar. 

Congelar as suas receitas semanais é uma ótima forma de planear os cozinhados. Todavia, os produtos à base de molhos podem não ser os melhores para irem ao congelador. Ao reaquecer, dá-se um processo de separação dos elementos que dá à comida uma consistência com gomos e granulados. Isto prejudica a experiência gastronómica e, claro, tira sabor ao prato. 

Já no que diz respeito a legumes e verduras, as batatas frescas (não cozinhadas) não podem ser congeladas, pois, a sua cor muda ficando até imprópria para consumo. Também alfaces e outros verdes não confecionados devem evitar ser congelados porque o seu grande teor de água faz com que se estraguem mais rapidamente. Contudo, podem ser cozinhados e colocados em receitas prestes a comer. Tal como acontece com produtos como cebola frita, croutons e outros que dão um gostinho especial à refeição, já que congelados ganham uma textura empapada.

Agora que já escolhemos os ingredientes, vamos passar ao armazenamento. 

Logo após a confeção do prato é o pior momento para o colocar no frigorífico ou congelador. Isto porque o calor da refeição acabada de terminar vai aumentar a temperatura na arca frigorífica. Ou seja, pode ter desperdício alimentar, já que há uma mudança climática brusca neste local que tende a ser fresco. Por isso, é de evitar a todos os custos. 

O melhor caminho é o arrefecimento natural durante algumas horas. Num espaço protegido, sem crianças para se queimares, nem algum guloso para dar uma trinca na refeição acabada de confecionar, deixe estar o seu prato repousar ao longo do dia, até estar à temperatura ambiente. 

Contudo, se não dispuser desse tempo extra, Masstige tem uma solução. No lavatório meta uma pequena camada de água e gelo, o suficiente para não passar água para o prato. Assim, a refeição fica fria mais rapidamente, tornando a introdução no congelador menos violenta.

Este, por seu lado, deve estar sempre a uma temperatura de, pelo menos, -17 graus centígrados. 

Mas antes de meter diretamente a refeição no congelador sugerimos que embrulhe esta o melhor possível. A ideia é evitar qualquer tipo de circulação de oxigénio para preservar, quase em vácuo, os ingredientes a qualquer tipo de danificação. 

Se planeia congelar a receita mais do que uma semana, reforce o embrulho com mais uma camada de plástico. 

Como deixar refeições prontas para a semana inteira com Masstige. 

No entanto, o ritmo acelerado das nossas vidas, por vezes não nos permite perder horas à frente do fogão. Com tantas responsabilidades, acompanhadas de preocupações alimentares, pode ser frustrante para quem quer uma ter uma dieta saudável. 

É a pensar nestas situações que Masstige tem um serviço de entrega de refeições prontas e congeladas. Connosco, pode, usando as técnicas de cima, preparar a sua semana (e até o seu mês) de forma prática e sustentável. 

Basta escolher os seus pratos favoritos do nosso espaço. Como sugestão, Masstige deixa-lhe aqui o seu Calendário Alimentício Semanal, recheado de sabor e variedade nutricional. 

Almoço de segunda-feira- Almôndegas de Novilho com molho de Tomate

Almôndegas feitas à mão com a melhor carne de novilho.  Estufadas com o vapor do forno e mergulhadas num molho de tomate feito a partir dos produtos mais frescos, é a receita perfeita para o seu jantar do dia de semana.

Jantar de Segunda-Feira- Fetucini com Gambas, Tomate Cherry e Pesto

A massa fetucini com gambas é uma receita leve, perfeita para qualquer altura do dia. O molho pesto reforça a frescura dos alimentos e do prato. Parece um dia de praia.

Almoço da terça-feira- Bochechas de Porco estufadas em Vinho Tinto

Esta receita tipicamente Alentejana inicia-se na marinada de um refogado com o tradicional azeite, alho, cebola e um caldo adocicado pelo vinho Tinto e polpa de tomate, criando um prato para comer como se faz: devagar.

Jantar de terça-feira: Lombo de Bacalhau com Broa

A broa por cima do bacalhau regado com o melhor azeite dá-nos a sensação estaladiça da crosta, ao mesmo tempo que sentimos a suavidade do lombo. Este prato, por ser tão delicado quanto simples, representa o melhor da gastronomia portuguesa. Sem nada a mais.

Almoço de quarta-feira: Chilli Vegetariano com Milho

Uma alternativa deliciosa ao Chilli tradicional, o Chilli Vegetariano com Milho aposta no trio de feijão encarnado, beringela e pimentos para dar uma consistência cremosa ao prato. Acrescentamos o piripiri para reforçar todos os sabores conjugados na receita. Pronto para uma nova experiência?

Jantar de quarta-feira: Caril de Legumes com Amêndoas Tostadas

Doce, graças ao leite de coco, a cada trinca há laivos de novos sabores. Os vegetais, como os brócolos, dão uma sensação amarga e são contrabalançados pelas amêndoas que têm uma textura crocante.

Almoço de quinta-feira: Strogonoff de Peru

A magia está na sua simplicidade. É um dos pratos mais apreciados do Masstige e é fácil perceber porquê. Os bifinhos de peru, envoltos no molho, têm um sabor adocicado que contrasta com a mostarda Dijon. Desfrute do simples.

Jantar de quinta-feira: Caril de Gambas e Peixe com Caju tostado

Doce, Salgado e Crocante. O caril de gambas Masstige é uma viagem gastronómica até a um país tropical em que todos estes ingredientes existem em abundância. O sabor é um contraste entre tons e texturas que combinados dão uma receita audaz

Almoço de sexta-feira: Hambúrguer de Beterraba e Feijão Preto 8 unidades

O hambúrguer já não é só para pessoas que comem carne. Na loja Masstige inovamos. Escolhemos como ingrediente principal a beterraba devido ao seu sabor distinto a terra que com o feijão-preto, dá uma cor forte ao prato totalmente à base de vegetais. Que tal experimentar?

Jantar de sexta-feira: Vitela estufada à Moda do Norte

Preparada devagar de modo a reter todos os sucos da carne, esta receita mantém a sensação tenra e suculenta da Vitela, graças ao vinho branco que em conjunto com o refogado de alho e cebola cria o caldo doce perfeito para a cozedura. 

Contudo, atenção, as nossas refeições prontas e congeladas funcionam de uma forma algo diferente da maioria. Para mantermos a qualidade dos ingredientes, temos um trabalho de equipa entre si e os Chef’s.

Isto quer dizer que nenhuma das receitas vem terminada porque falta ser aquecida. Esta característica garante a frescura de todos os alimentos neste processo, dando-lhe uma experiência prática e saborosa ao mesmo tempo. 

Assim, no tempo de pôr a mesa tem a aquecer pratos criativos para si e para toda a sua família. Basta pedir com 24 horas de antecedência para fazermos a entrega em toda a grande Lisboa. Seja para o mês, para a semana ou para o jantar, temos sempre uma solução deliciosa e saudável para si.

Para fazer a sua encomenda mensal pode utilizar o nosso website, em masstige.pt, e escolher as suas iguarias favoritas. Todavia, se preferir, temos também um contacto telefónico (913 788 978) e de e-mail em encomendas@masstige.pt.

Venha ganhar tempo para si em: www.masstige.pt.

Share this post

Back to Blog