Como organizar o frigorífico.

Back to Blog

Como organizar o frigorífico.

Organizar o frigorífico após a visita da semana ao supermercado pode ser uma tarefa chata. Depois de passar tanto tempo em filas e em compras, o que apetece fazer é atirar tudo para dentro da arca e esperar pelo melhor. No entanto, pela saúde das suas refeições, o melhor é arrumar tudo no seu sítio, para evitar estragar comida e não se perder enquanto cozinha. Por isso, o Masstige escreveu um artigo para ajudar a organizar o frigorífico e, no final, deixamos um bombom para todos os nossos clientes! 

Organizar o frigorífico para não deitar comida fora

As prateleiras dos nossos frigoríficos têm diferentes funções, devido às variações de temperatura de cada uma. Assim, os alimentos devem estar no seu lugar, de modo a conservarem a sua qualidade e frescura. 

  1. Prateleiras de cima: 

Esta é a zona mais quente (ou menos fria) do nosso frigorífico. Os alimentos prontos a consumir devem estar neste espaço. Isto inclui refeições pré-feitas, ou marmitas para o almoço e até produtos que geralmente são colocados na porta do frigorífico como leite e ovos. 

  1. Prateleira de baixo:  

Sendo a zona mais fresca do congelador, aqui devem estar ingredientes que precisam de mais proteção: como é o caso da carne crua ou de peixe. É importante que estes alimentos estejam afastados dos restantes consumíveis, para evitar qualquer tipo de contaminação. 

Esta é a zona mais indicada para deixar descongelar as suas receitas, para não se dar uma violenta diferença de temperatura entre a saída do congelador e o momento de confeção. 

  1. Gavetas: 

Cada verdura no seu espaço. As frutas e os vegetais devem estar separadas em gavetas distintas, ou isoladas com sacos de plástico, pois as primeiras libertam etileno, que é responsável pelo amadurecimento das frutas. O que leva a um apodrecer mais rápido dos nossos alimentos e, consequente, desperdício nutricional. Aquilo que estamos a evitar ao organizar o frigorífico. 

  1. Porta: 

Por estar sempre a ser aberta e fechada, aqui colocamos a água, os sumos e condimentos. Ou seja, produtos que não se deterioram tão facilmente e só precisamos de manter um pouco frescos. 

Também é um excelente sítio para manter a manteiga, principalmente para aquelas pessoas que preferem manteiga com pão e não pão com manteiga. 

Organizar o frigorífico sem esquecer o congelador. 

A comida do congelador, se este não se estragar, mantém-se sempre própria para consumo. No entanto, isso leva a que muitas vezes receitas e alimentos fiquem escondidos e perdidos durante anos neste espaço. Contudo, o sabor destes produtos desce consoante o tempo que fica congelado. Desta forma, é indicado arrumar os mantimentos do mais antigo para o mais novo, para não se irem acumulando. Para saber sempre onde está tudo,  deve ter uma gaveta para cada tipo de alimento. Por exemplo, a primeira ser dedicada à carne. A segunda ao peixe, e a terceira a verduras. 

Como organizar o frigorífico com Masstige? 

Eis o nosso bombom! 

Imaginamos que já saiba que temos duas respostas para essa pergunta! 

As nossas iguarias são terminadas por si no fogão ou no forno, devem ser guardadas na prateleira de cima, para manter a temperatura amena e evitar possíveis contaminações de alimentos crus. 

Já as refeições congeladas, devem ser depositadas nas gavetas em que se inserem. Assim sendo, a nossa requintada lasanha de novilho deve estar na zona das carnes, enquanto que o popular bacalhau com espinafres deve ficar na secção dos peixes.

Portanto, agora pode organizar o seu frigorífico, ter mais espaço para Masstige e tempo para a sua família.  

Deixe-se deliciar com as nossas receitas em: masstige.pt. 

Share this post

Back to Blog